Cuidado com a saúde da boca com mais economia e qualidade junto com o plano dental
Cuidar da saúde bucal de uma maneira ideal e com a ajuda de um profissional capacitado através do plano dental é fator indispensável para quem quer ter dentes bonitos saudáveis e mantê-los dessa forma por um período maior, sem ter que procurar por medidas como tratamentos que podem ser caros e dolorosos. Isso porque, da mesma maneira que acontece com as consultas médicas realizadas de maneira particular, ir ao dentista regularmente pagando por cada um dos procedimentos realizados pode trazer um grande gasto diversas vezes inesperado ao final do tratamento.
Além do dinheiro que costuma ser investido em consultas odontológicas, em certas situações ainda são pedidos exames que são complementares para que o profissional possa dar continuidade aos tratamentos como, por exemplo raio-x bucal e limpezas profundas, que são muito comuns. Por razão disso, caso o paciente não tenha um plano dental, os honorários finais de um dentista particular podem de forma fácil ultrapassar o preço que o paciente esperava gastar ao agendar uma consulta.
Quando são colocados na ponta do lápis esses e outros fatores, é percebido de maneira bem fácil que é bem mais benéfico optar pela contratação de um plano dental, para assim economizar nos gastos com a saúde bucal, sem perder a qualidade achada nos serviços particulares.
Mesmo tendo diversas opções de consultas populares que costumam ter um preço mais acessível, ainda assim o plano dental fornece diversas vantagens ao contratante, já que diferente da consulta particular que precisa ser paga na hora, no plano dental é necessário somente um pagamento mensal ou anual para que o paciente passe a ter acesso a todos os serviços incluídos no plano contratado.
Em alguns casos, pode ser ainda que as pessoas tenham dúvidas sobre a contratação de um plano dental exatamente por se tratar de algo que vai ser pago mensalmente, enquanto os serviços não serão usados todos os meses, no entanto, é necessário pensar nos benefícios a longo prazo, além da facilidade de saber que vai estar protegido caso ocorra algum acidente e o paciente precise de intervenção odontológica de emergência. Alguns dos benefícios de optar por um plano dental, são:
-
Acesso a todas as clínicas da rede credenciada;
-
Consultas com dentistas capacitados;
-
Mais facilidade para agendar procedimentos e exames;
-
Sem limite de utilização dos serviços incluídos no pacote.
Infelizmente grande parte da população ainda deixa de lado o cuidado com a saúde bucal, procurando por um dentista ou aderindo a um plano dental somente em casos de emergência como, por exemplo dores de dente, inflamações no dente ou na gengiva, ou na pior das hipóteses, em situações mais graves, como quando as restaurações dentais não dão conta de resolver os problemas bucais causados pela falta de cuidados profissional a longo prazo.
Por tal motivo, é necessário ressaltar a importância do atendimento odontológico especializado e o cuidado de rotina com a saúde bucal, visitando o dentista regularmente, já que isso é um fator fundamental para quem deseja ter um sorriso saudável e mais qualidade de vida.
Por um período maior, serviços como, plano dental, foram restritos apenas às opções empresariais como, por exemplo quando um colaborador de uma determinada empresa recebe o plano como benefício do seu regime contratual. Isso, além de deixar os planos mais baratos para as empresas e para os profissionais, contribuía para que tivesse uma diminuição na quantidade de pessoas que deixavam de tratar da saúde da boca por não conseguirem ter acesso a esse tipo de serviço.
Nos dias de hoje, entretanto, já há diversas opções de plano dental direcionados à pessoa física e que são comercializados com um preço acessível, para que as pessoas passem a levar a saúde bucal tão a sério quanto levam a do resto do corpo, visitando o dentista de forma regular para evitar que problemas se desenvolvam por falta de cuidados especializados.
De acordo com um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Agência Nacional de Saúde (ANS) em média 22 milhões de brasileiros já tem algum plano dental, sendo que cerca de 73,8% desse total está junto com algum plano contratado por empresas que oferecem esse serviço como benefício aos seus funcionários. Apesar de parecer um número bem alto, ainda assim não é o suficiente, já que simboliza uma parcela bem menor da população, sendo bem inferior ao número de pessoas que tem um convênio médico hospitalar, que é cerca de 48 milhões de pessoas no Brasil.
Possuir um plano dental é algo que vem crescendo muito entre a população ao longo dos últimos anos, já que em 2009 a parcela de pessoas com convênio odontológico era de somente 5,1%. Atualmente, esse número teve um crescimento de mais de 100%, subindo para 12,1% da população, o que apesar de ser uma vitória bem grande, continua sendo uma porcentagem extremamente pequena quando consideramos a quantidade de pessoas com esse benefício no Brasil.

Plano dental para a saúde e as suas vantagens
Manter um sorriso saudável e bonito é o desejo de diversas pessoas afinal de contas, esse é um dos principais pontos da nossa aparência e ajudam a passar uma imagem de pessoa saudável. Por um longo período e em certos casos, até mesmo hoje em dia, os cuidados com a saúde bucal foram deixados de lado e diversas pessoas não tinham um plano dental e nem ao menos iam ao dentista regularmente por conta do alto custo que esse tipo de serviço costumava ter para a população, chegando somente até uma minoria, que era quem conseguia arcar com o preço elevado de aderir a um convênio odontológico.
Mas ainda bem que hoje em dia muitas coisas mudaram e é possível achar provedoras de serviços de saúde que oferecem opções de plano dental por um valor muito mais acessível e que contam com inúmeros procedimentos para que o cuidado com a saúde bucal possa ser mais completo e eficiente, dando ao paciente que procura por esse tipo de serviço muito mais possibilidades de alcançar o resultado esperado.
A real importância de se ter um plano dental
Embora muita gente nunca tenha ouvido falar, a necessidade de se ter um plano dental se dá, sobretudo, porque a saúde do corpo e da boca estão relacionadas de forma direta e por conta disso manter os dentes e boca saudáveis é essencial para evitar uma série de doenças que podem atingir não apenas a cavidade bucal, mas sim o corpo todo, despertando inúmeros problemas de saúde.
Algumas doenças relacionadas à respiração, por exemplo, ou mesmo doenças cardiovasculares, podem ser agravadas pela ausência de cuidados com a saúde bucal, podendo proporcionar graves consequências para os pacientes que não mantém a rotina essencial com o plano dental.
Além disso, ter um sorriso bonito pode ser consequência da saúde bucal, que quando não encontra-se em ordem pode fazer com que o paciente tenha sintomas que não são desejados, por como exemplo o mau hálito que é resultante da falta de higiene e que pode ocasionar não somente em constrangimento para o paciente, mas também causar dificuldade de socialização e dificuldades para sorrir ou conversar em público.
A falta de um plano dental pode proporcionar muitas consequências a longo prazo, em especial porque a falta de um plano faz com que homens e mulheres deixam de buscar por um dentista regularmente, ou seja, no mínimo duas vezes ao ano, dando espaço para que vários tipos de bactérias se desenvolvam na boca, que por ser úmida e quente, se torna um espaço mais do que propício para a proliferação de microorganismos indesejados. Para pessoas que ainda encontram-se em dúvida se a contratação de um plano dental é ou não um bom negócio, é preciso levar em conta acima de tudo que esse tipo ajuda profissional é muito mais barata do que a contratação de serviços particulares.
Saiba porque contratar um plano dental
O dentista é o profissional mais indicado para identificar problemas logo nos primeiros sinais e realizar os tratamentos essenciais e necessário, além de proporcionar dicas e recomendações específicas para que o paciente consiga manter a rotina de cuidados em sua casa, evitando dessa forma o surgimento de doenças e mantendo a saúde bucal por bem mais tempo. Além disso, contratar um plano dental pode oferecer ao paciente inúmeras vantagens como, por exemplo:
-
Maior custo-benefício;
-
Qualidade e segurança nos serviços oferecidos;
-
Inúmeros procedimentos por um único valor mensal;
-
Cobertura completa a nível nacional (ou regional);
-
Profissionais especializados em diversas especializados.

Saiba a fundo como funciona o plano dental empresarial
Além da opção do plano dental individual, uma outra alternativa que também acaba sendo bem cogitada e é uma das razões principais pelas quais boa parte da população pode usar desse tipo de serviço, há também o plano dental empresarial, que é oferecido pelo empregador para os seus colaboradores como benefício da empresa.
Em um mundo corporativo que encontra-se cada vez mais competitivo, contar com benefícios como o plano dental empresarial é um das formas que alguns empregadores encontram de motivarem seus funcionários, para que eles sintam que estão sendo bem cuidados e, além de receberem o salário e outros benefícios obrigatórios como vale-refeição ou vale-transporte, ainda dispõem de outros como o convênio médico tradicional e o plano dental, que costumam ser analisados como grandes diferenciais dentro de uma empresa quando uma determinada pessoa está em busca de um trabalho.
Escolher por ofertar um plano dental empresarial é uma coisa que acaba proporcionando várias vantagens, tanto para os funcionários de uma certa empresa, como também para o empregador, já que ofertar esse tipo de benefício acaba impactando de forma direta na maneira como o colaborador vê a empresa, crescendo sua produtividade e rendimento durante o horário de trabalho, o que acaba trazendo mais lucros para a companhia. Além disso, oferecer um plano dental empresarial pode gerar ainda:
-
Maior satisfação do funcionário, que se sentirá mais valorizado pela empresa;
-
Menor probabilidade de faltas ao trabalho decorrente de problemas de saúde bucal, já que os funcionários terão acompanhamento odontológico especializado;
-
Melhor custo-benefício tanto para a empresa como para o funcionário;
-
Qualidade de vida.
As vantagens do plano dental familiar
Além do plano dental empresarial, uma outra opção que também acaba sendo muito procurada é o convênio odontológico familiar, em especial por ser uma das maneiras mais benéficas e econômicas de oferecer saúde odontológica de qualidade para todas as famílias.
Ele permite que todos os membros sejam colocados e tenham acesso aos mesmos serviços do plano, o que acaba proporcionando muitas vantagens que vão desde as questões financeiras, até a praticidade que é todos os familiares terem acesso aos mesmos profissionais e clínicas, sobretudo porque não há necessidade de que cada uma das pessoas incluídas no plano tenham um contrato individual.
Através da utilização do plano dental familiar, o titular do plano, que é a pessoa responsável por lidar com a parte mais burocrática e com a assinatura do contrato, vai poder colocar em seu convênio odontológico todos os membros da família, desde que isso esteja de acordo com as regras da empresa, que normalmente restringe a inclusão de familiares a somente parentes de primeiro grau, como, por exemplo filhos e cônjuge.
Em alguns casos, entretanto, é possível encontrar algumas opções que permitem a colocação de outros membros como, por exemplo pais, mães ou sogros, desde que o titular consiga comprovar que tais pessoas são suas dependentes financeiras. O valor de um serviço como o plano dental familiar vai poder depender de vários fatores como, por exemplo a quantidade de dependentes que vão ser colocados no plano, idade dos membros da família, histórico de saúde de tais pessoas, etc.
Além de estar atento a tais pontos no momento da escolha, é preciso também que o titular analise quais são os prazos de carência para se certificar de que os procedimentos vão poder ser feitos de acordo com a sua necessidade. Entre os benefícios de ter um plano dental familiar estão:
-
Maior controle dos gastos familiares;
-
Proteção emergencial;
-
Mais economia com serviços de saúde;
-
Acesso a profissionais qualificados para todos os entes.

Plano dental e as especialidades incluídas
Tanto homens quanto mulheres que fizeram a contratação ou estão pensando em contratar um plano dental necessitam antes de mais nada conhecerem os diversos serviços que estão incluídos no pacote optado para que possam aproveitar da melhor forma, ou mesmo optar por uma opção mais adequada para atender às suas necessidades.
Por esse motivo, é preciso que pessoas que estão pensando em ter um plano estejam cientes a respeito da amplitude desse tipo de serviço já que, da mesma forma como ocorre na medicina, a área da odontologia também abrange várias especialidades que fornecem tratamentos específicos e bastante direcionados aos inúmeros problemas relacionados à saúde bucal e que nem sempre são do nosso conhecimento.
Isso é necessário para que, caso o paciente seja submetido a algum imprevisto, ele consiga realizar o agendamento da consulta odontológica com o profissional indicado, que é quem tem uma formação adequada para tratar o problema, impedindo que ele volte a aparecer ou que continue a se desenvolver, prejudicando o paciente. Em algumas situações, pode ser que o paciente não tenha noção ao certo qual é o problema e nem, qual profissional buscar em tais casos ele costuma ser encaminhado ao clínico geral, que é o especialista do plano dental que tem um conhecimento bem mais amplo para que consiga avaliar o paciente e encaminhá-lo à especialidade adequada.
Na área da odontologia e dos cuidados com a saúde bucal há várias especialidades, que são usadas para que o paciente consiga receber um atendimento de qualidade e mais assertivo. Entre as especialidades que existem no plano dental, encontra-se a odontopediatria, que costuma ser o primeiro contato das pessoas com o dentista, já que é destinado ao tratamento de crianças a partir de seis meses de final, que é quando os primeiros dentinhos costumam dar os primeiros sinais.
Entre as diversas especialidades odontológicas que existem, algumas costumam ser bem mais conhecidas que outras justamente por aplicarem tratamentos que são mais clássicos entre a população. Além disso, algumas são ainda temidas pelos pacientes por quase sempre terem relação a problemas bucais dolorosos, como doenças da gengiva ou inflamações, que requerem um tratamento mais específico. Alguns exemplos de especialidades odontológicas do plano dental são:
-
Cirurgião bucomaxilofacial: profissional que realiza cirurgias odontológicas;
-
Periodontista: dentista que realiza tratamentos de doenças periodontais ou doenças da gengiva;
-
Protesista: dentista responsável pelo desenvolvimento de próteses tanto para fins estéticos, como para fins funcionais;
-
Clínico geral: especialista em problemas gerais e que costuma encaminhar os pacientes para a especialidade necessária.
Além deste, é possível encontrar também o dentista especialista em canal, também conhecido como endodontista, que é quem faz os tratamentos em dentes que tenham sofrido infiltrações ou cáries profundas. Outro profissional extremamente conhecido no plano dental é ortodontista, que é o dentista especialista na correção e no alinhamento dos dentes, tanto para fins estéticos, como também para corrigir a posição e melhorar a funcionalidade dos dentes como, por exemplo situações de mordida inadequada, dentes encavalados, sobreposição de dentes e outros que são problemas bucais considerados muito comuns.
Cuidado diário alinhado com a rotina do plano dental para dentes saudáveis
O cuidado com os dentes e com a saúde da boca de modo geral são de extrema importância para que o paciente possa se manter sempre saudável, sem que corra o risco de ficar exposto em excesso a bactérias e outras doenças bucais por isso é necessário manter o cuidado com um profissional do plano dental aliado aos cuidados considerados básicos, para um resultado efetivo. Cuidar dos dentes de maneira apropriada se faz necessário em especial porque não é sempre que vamos ao dentista e para que os dentes permaneçam saudáveis, é necessário seguir em casa as recomendações passadas no consultório odontológico.
Uma boa parcela desse descuido e até mesmo o descuido com a própria saúde se deve ao fato de que diversas pessoas ainda não têm informações o suficiente que revelem a real importância de tratar dos dentes de maneira apropriada, da mesma forma que é realizado com a saúde do resto do corpo e isso acaba causando grandes impactos na saúde bucal, tanto a curto, quanto a longo prazo, afetando aparência e odor da cavidade bucal.
Para que consiga chegar até uma idade mais avançada com dentes ainda mais saudáveis, é preciso que o paciente siga a risca alguns cuidados que apesar de parecerem bem óbvios, acabam não sendo feitos da maneira correta, podendo prejudicar o paciente posteriormente. São eles:
-
Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar;
-
Escovar bem os dentes após todas as refeições;
-
Utilizar o fio dental após a escovação, com cuidado para não machucar a gengiva;
-
Utilizar enxaguante bucal sem álcool.
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde mostrou que uma boa parcela da população brasileira não têm o costume de visitar o dentista com frequência desejada e menos pessoas ainda tem um plano dental para que consigam cuidar da saúde bucal apropriadamente.
Saiba mais sobre os prazos de carência do plano dental
Algo que acaba causando muitas dúvidas no momento da contratação de um plano dental ou mesmo de um plano de saúde hospitalar são os prazos de carência, que acabam deixando as pessoas inseguras ou receosas sobre contratar um plano, sem saber ao certo como ele funciona. Na hora de uma contratação de serviços destinados à saúde, um dos pontos mais necessário que precisam ser observados são os prazos de carência, já que é algo que implica de maneira direta na possibilidade de um paciente utilizar alguns serviços, mesmo que a mensalidade do convênio ou do plano dental esteja sendo paga regularmente.
Para quem tem dúvidas, o prazo de carência nada mais é do que um período de manutenção, onde alguns serviços vão estar indisponíveis para o beneficiário e que pode variar por conta de vários fatores, já que quem determina tal prazo são as empresas que estão fornecendo o plano. Normalmente, o tempo de carência de um plano dental pode ser variável e girar em torno de 30, 60, 90 ou até mesmo 180 dias, período mais longo e que corresponde geralmente a procedimentos mais complexos como, por exemplo cirurgias.
Para que o paciente consiga ter mais segurança no momento da sua contratação, já é possível encontrar atualmente inúmeras opções de empresas que oferecem esse serviço e que disponibilizam o atendimento emergencial em um prazo de até 24 horas depois do pagamento da primeira mensalidade, sendo essa considerada uma das opções mais vantajosas para quem está contratando um plano dental por precaução e quer contar com proteção para casos de acidentes ou imprevistos.